SALDO DO PIS 2019 → Como Consultar Valor Disponível para Saque

Conhecer o saldo do PIS 2019 é essencial para qualquer trabalhador do setor privado. Ter esse conhecimento permite a você questionar algumas questões empresariais de pagamentos dos tributos junto ao seu empregador e mesmo que não questione você conhecer sobre é uma maneira de crescimento profissional.

Uma maneira de orientação quanto aos benefícios de ter conhecimento do PIS será mostrada agora nesse artigo, portanto acompanhe o texto até o final que com certeza o que mostraremos você não sabia até esse exato momento.

Esse texto vai trazer a você, trabalhador, as diretrizes de como consultar o seu saldo PIS, como saber o número do benefício para efetuar consultas e saques, caso seja verificado que você possui algum saldo disponível. Com o cadastro no PIS a consulta do saldo é simplificada.

Saldo do PIS 2019

Para consultar o saldo disponível no programa é simples. Primeiramente você precisar estar cadastrado no PIS e após o cadastro fazer a consulta online, por ligação ou presencial. Veja como realizar esse procedimento:

SALDO DO PIS 2019


01. Tendo o cadastro é só acessar o site da Caixa (www.caixa.gov.br), procurar pela aba de consulta de saldo e inserir o número do PIS, feito isso o sistema gera automaticamente o seu saldo disponível, essa é a primeira maneira de consultar o saldo (online).


02. Outra maneira de consultar o saldo do PIS é ligar na central 0800 e pedir para que o atendente faça a consulta para você. Além do número do PIS  é preciso fornecer mais algumas informações adicionais que são exigidas nesse tipo de procedimento.


03. A mais usual é o comparecimento até uma agência da Caixa Econômica Federal, portanto documentos como RG, CPF e Cartão Cidadão ou Número do PIS 2019. Mesmo na agência ainda existe duas maneiras de consulta, o caixa eletrônico e o caixa comum.


Por falar em cartão cidadão, caso você ainda não tenha solicitado verifique as condições para obter o cartão e faça a sua solicitação, é gratuita e as vantagens são relevantes.

Quem possui o cartão cidadão ou conta na Caixa Econômica Federal tem a opção de consultar o saldo do 2019 PIS pelo caixa eletrônico, sem burocracia e com muito mais agilidade, muitas vezes evitando aquelas filas enormes dos bancos.

Número do PIS Caixa

Para você saber o número do PIS é só ir até uma agência da Caixa e solicitar a pesquisa ou então acessando o site do banco também é possível. O processo online é mais prático e rápido.

SALDO DO PIS 2019

O número do PIS só é concedido a pessoas que trabalhem no setor privado com carteira assinada no regime CLT, fora disso não é permitido o cidadão ter uma inscrição no PIS 2019, fique atento a isso.

Se você não conseguir por algum motivo o número para consulta do saldo do PIS de algumas dessas maneiras aqui mostradas. É só você procurar o setor de RH da sua empresa (caso esteja empregado) e pedir para que façam essa consulta do número e do saldo disponível.

Toda empresa deve fazer esse gerenciamento e ao ser procurada pelo funcionário com dúvidas, está deve estar apostas para saná-las. Agora vamos entender como funciona para você efetuar o saque do saldo PIS disponibilizado a você trabalhador do setor privado registrado no regime CLT.

Quem pode receber o PIS

É fato que muitos trabalhadores desejam receber o Abono Salarial, porém, só poderão ter acesso ao PIS aqueles que se enquadrarem em alguns dos benefício estabelecidos pelo governo, estes que serão mostrados logo abaixo:


  • Trabalhador cadastrado no PIS a mais de 5 anos;

  • Período de trabalho de pelo menos 30 dias consecutivos no ano base, ou seja, no ano anterior o trabalhador precisa ter sido empregado por pelo menos 30 dias;

  • Ter recebido no máximo 2 salários mínimos;

  • A empresa em que o trabalhador exercia serviço precisa ter entregado a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) para o Ministério do Trabalhador.

A entrega da RAIS é um padrão entre as empresas que zela por suas obrigações trabalhistas e pelos direitos do trabalhador. Caso você se enquadre em alguns dos itens acima, deverá estar recebendo o seu benefício do Abono Salarial.

O pagamento do PIS é feito integralmente em:

  • Lotéricas;
  • Agências da Caixa Econômica Federal;
  • Postos de atendimento autorizados do banco.

E para receber o benefício, o trabalhador deverá apresentar um documento de identificação e o seu cartão do cidadão.

Através do cartão você poderá consultar as datas de pagamento do benefício de acordo com o calendário do PIS, verificar os valores das parcelar ou até mesmo consultar o saldo do seu FGTS, Bolsa Família, entre outros benefícios. Para isto, basta acessar o endereço do portal do cidadão, este que é ministrado pela CEF.

Como sacar o PIS

SALDO DO PIS 2019

O pagamento do PIS é feito de acordo com a data do seu nascimento, é feita uma análise (consulta) para verificar o saldo e as condições de saque, só depois é efetivado o seu pagamento do PIS.

Todo esse procedimento é feito pelo banco, após essa análise o iniciasse o pagamento de acordo com as datas estabelecidas pela Caixa e de acordo com data de nascimento de cada cidadão.

Você consegue saber o período exato para efetuar o saque em uma tabela disponibilizada pela Caixa no site: www.caixa.gov.br ou nas próprias agências, comparece e peça pela tabela de pagamentos do saldo PIS.

Esse pagamento do saldo do PIS é feito uma única vez ao ano, por isso fique atento as datas e não se atrase, pois poderá perder o período (dia) de saque e em consequência só terá a disposição de sacar novamente no ano seguinte.

Lembrando que a data do pagamento é diferente da data do seu aniversário, os períodos são distintos.


O saldo PIS 2019  é a maneira mais fácil e didática de comprovar que você está inscrito no programa social do governo, que é feito para identificar cada trabalhador do setor privado e pode ser usado para inscrição em programas sociais.

Bem, agora que mostramos algumas dicas de como saber mais sobre o saldo do PIS 2019, basta seguir as orientações fornecidas nesse artigo para obter sucesso no seu procedimento. Caso você tenha ficado com alguma dúvida, é só deixar um comentário para que a gente possa te ajudar. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *