PIS PASEP 2019 → Como Consultar, Ver Calendário e Pagamento

O pagamentos dos abonos PIS PASEP 2019 já começaram, e muitos trabalhadores ainda não fizeram o saque, correndo o risco de terem seus valores devolvidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT.

É importante estar atento aos prazos, para que o benefício não fique retido e estes cidadãos não percam a oportunidade de receber uma renda extra pelo benefício do programa.

Saiba mais a seguir o que é PIS PASEP, como consultar e receber o Abono, além de quais trabalhadores tem o direito de recebe-lo.

O que é o PIS PASEP 2019

O PIS PASEP é um abono que o trabalhador recebe de acordo com as devidas especificações para que possa usufruir do valor de até um salário mínimo, podendo ser considerando como um 14º salário.

PIS PASEP 2019


  • PIS

A sigla do PIS 2019 significa Programa de Integração Social, criada com intuito de melhorar a distribuição de renda entre os trabalhadores.


  • PASEP

Já a sigla PASEP significa Programa de Distribuição do Patrimônio do Servidor, que foi criado pela Lei Complementar nº 8 de 1970 e ambos os fundos, tanto o PIS, quanto o PASEP, foram unificados em somente um fundo de participação o PIS PASEP, pela Lei Complementar nº 26 de 1975.

Apenas os cadastrados até a data de 04 de outubro de 1988 possuem cotas individuais do PASEP.


Tem direito ao recebimento do PIS PASEP 2019, trabalhadores devidamente registrados em carteira, ou servidores públicos que recebem seus vencimentos cujo os valores sejam até dois salários mínimos.

Os mesmos, para começarem a receber o benefício, devem estar devidamente registrados em carteira ou no PASEP pelo período de pelo menos 5 anos.

Consultar o PIS PASEP 2019

Existem várias maneiras de fazer a consulta ao PIS PASEP, para trabalhadores registrados em carteira. O benefício pode ser consultado das seguintes formas:


  • Telefone

Através do número 0800 726 0207, ou 135 selecione a opção PIS, é importante estar com documentos em mãos e fornecer todas as informações solicitadas.


  • Site

Acessando o site www.caixa.gov.br, selecione a aba no canto esquerdo “ Para trabalhadores”, logo em seguida, selecione a opção no canto direito “PIS”, “Consultar Pagamento”, informando o número do PIS, caso não seja cadastrado no site da Caixa, o cadastramento é rápido, e o trabalhador poderá obter a informação que deseja.


  • Presencial

Dirigindo-se a um dos terminais da Caixa com “ Cartão Cidadão” e fazendo uma consulta.


Para os servidores públicos que tem direito ao PASEP é possível fazer uma consulta através do site do Ministério do Trabalho.

A Central de atendimento do Banco do Brasil é outra opção, basta que para isso esteja com alguns documentos pessoais em mão e ligue nos números 4004-0001 ou 0800 729 0001.

Tabela PIS PASEP 2019

PIS PASEP 2019

O pagamento do abono salarial varia de acordo com a data de nascimento do trabalhador, sendo realizado da seguinte maneira no ano de 2019 para o pagamento do PASEP.

Confira as tabelas do Pis abaixo:


PIS PASEP 2019


  • Calendário PASEP

PIS PASEP 2019


É importante estar atento aos limites das datas de saque, uma vez que o abono que não for sacado retornará ao Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT.

Pagamento do PIS PASEP 2019

Para realizar os saques do PIS PASEP existem várias formas. No que diz respeito aos trabalhadores registrados em carteira o recebimento do abono salarial pode ser feito da seguinte forma:

  • Saque PIS

01. Através do Cartão Cidadão, na data correspondente ao saque em terminais da Caixa ou em casas lotéricas;


02. Diretamente na caixa, bastando apenas que o trabalhador apresente os devidos documentos com foto.


Já os servidores públicos que recebem o PASEP devem receber o valor da seguinte forma:

  • Saque PASEP

01. Para quem é correntista do Banco do Brasil, o pagamento cai automaticamente;


02. Para quem não é correntista do Banco do Brasil, basta apenas que procure uma agência deste banco com o documento de identificação para realizar o saque.


PIS PASEP BB

Os correntistas do Banco do Brasil terão a comodidade de receber seus créditos PASEP em conta automaticamente. Como os juros e correção das cotas do PASEP são realizadas anualmente no mês de julho, o Banco do Brasil realizou os créditos dos valores atualizados no mês de agosto. Para os que não tem interesse no recebimento do crédito em conta é só procurar um agência do BB e manifestar a sua intenção.

As consultas às cotas Pasep podem ser realizadas no endereço eletrônico www.bb.com.br/pasep. Lá, será pedido o número do CPF ou o número de inscrição do Pasep e também a data de nascimento do cotista. A ferramenta informa ao usuário se ele tem ou não cota.

Os correntistas do Banco do Brasil com saldo em cota podem consultar o valor disponível na internet e nos terminais de autoatendimento, por meio da conta corrente acessando as seguintes opções: Extratos; Extratos Diversos; Agenda Financeira.

E para facilitar ainda mais a sua vida, o BB desenvolveu o Aplicativo BB Pasep, que disponibiliza a seus clientes conveniados, por meio da troca de arquivos em meio eletrônico, automatizar os procedimentos que envolvem a entidade e o Pasep, tais como:

  • Efetuar o cadastramento e alterar dados cadastrais de participantes no Pasep;
  • Efetuar os procedimentos acerca do convênio Pasep/Fopag;
  • Consulta a relatórios gerenciais.

Para baixar o aplicativo e saber mais sobre ele, acesse https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/aplicativos-bb/pagamentos#/.

PIS PASEP Inativo

PIS PASEP 2019O Governo Federal sancionou a lei e assinou o decreto que regulamentam os saques das contas inativas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), para todas as pessoas quem tenham o benefício.

Tem direito ao saque servidores públicos e pessoas que trabalharam com carteira assinada de 1971 até 1988. Quem contribuiu após 4 de outubro de 1988 não tem direito ao saque. Isso ocorre porque a Constituição, promulgada naquele ano, passou a destinar as contribuições do PIS Pasep das empresas para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que paga o seguro-desemprego e o abono salarial, e para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Atualmente, qualquer pessoa titular de conta do PIS Pasep ou seu herdeiro podem sacar os recursos. Quem aguardou para resgatar o dinheiro depois de agosto, ganhou um pouco a mais de dinheiro, pois o reajuste dos valores nas contas para o exercício 2017/2018 foi feito em julho. No exercício passado, o reajuste foi de 8%.

Para conferir mais informações sobre o direito ao benefício, o trabalhador pode acessar os sites www.caixa.gov.br/cotaspis e www.bb.com.br/pasep.


O abono PIS PASEP 2019 é um direito de todos os trabalhadores que se enquadram dentro dos critérios estabelecidos, portanto é importante estar atento aos prazos. Ele pode trazer muitas melhorias na vida do trabalhador, seja da esfera pública ou privada e é uma maneira de aquecer a economia do país.

Existem várias formas de saber se o trabalhador tem direito ao PIS PASEP, assim como, de recebimento dentro das especificações de cada modalidade. Receber o benefício é algo muito simples, pois, as informações são de fácil acesso para todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *