CONSULTAR O PIS 2019 → Veja o Saldo do seu Abono Salarial

O PIS significa Programa de Integração Social, foi criado a partir da Lei Complementar nº7/1970, pode ser entendido como um décimo quarto salário para determinados trabalhadores. Para consultar o PIS 2019 há diversas formas, as quais falaremos mais à seguir.

Muitos trabalhadores não sabem se tem direito ao PIS, e muitos deles nem sabem qual o significado deste programa e o que ele tem a oferecer ao trabalhador, por isso vamos explica-lo de forma clara e simples para que não restem dúvidas, caso elas também sejam suas.

O PIS 2019 concedido pelo Ministério do trabalho em parceria com a Caixa Econômica Federal para os empregados de empresas privadas que atendam a critérios pré estabelecidos. Leia atentamente os tópicos a seguir referente ao beneficio.

PIS 2019

Nem todos os trabalhadores podem receber o PIS, para recebe-lo é necessário atender a alguns pré requisitos. Acompanhe a seguir quais são eles:

CONSULTAR O PIS 2019


01. O trabalhador necessariamente precisa ter cadastro no PIS há pelo menos 5 anos, ao emitir a carteira de trabalho, já há a emissão de cadastro do PIS.


02. O valor do salário recebido pelo trabalhador, não deve ser superior a dois salários mínimos durante o ano base, ou seja, aquele trabalhador que recebeu mais de R$1.874,00 reais no ano de 2017, não deverá receber PIS no ano de 2019.


03. O trabalhador precisa ter trabalhado ao mínimo 30 dias sem interrupção no ano base, de modo que para receber um valor proporcional de PIS em 2018, ele tem que ter trabalhado pelo menos um mês ininterrupto no ano de 2017.


04. Verificar e cobrar da empresa que trabalha, a entrega para O Ministério da Trabalho todo início de ano, a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), pois ela informa os vínculos empregatícios da empresa no ano em questão.


O PIS é pago à partir do mês de Julho de cada ano, quando a época de recebimento do benefício se aproxima, muitos trabalhadores ficam ansiosos para consultar o PIS e não sabem como. É possível fazê-lo através de alguns meios, se você quer saber como, continue sua leitura.

Consultar o PIS 2019

Uma das principais formas de realizar a consulta PIS 2019 é por meio do CPF. Pelo fato, de ser uma das mais práticas e simples maneiras de se realizar este tipo de análise.

Desta forma os contribuintes deverão seguir um passo a passo bastante fácil de ser realizado. Acompanhe abaixo:

CONSULTAR O PIS 2019


Passo 1 – É preciso ter em mãos o número de inscrição do programa. Caso você não tenha o número, é possível entrar no site do ‘Dataprey’ para obtê-lo através da realização do cadastro.


Passo 2 – Com o cadastro em mãos, será possível consultar o PIS pelo CPF por meio do portal da Caixa Econômica Federal, através da internet (servicossociais.caixa.gov.br). E espere a pagina carregar completamente.


Passo 3 – Mas para isso é necessário fazer um cadastro de uma senha eletrônica. Então, após o cadastro, basta colocar uma nova senha eletrônica e o número do PIS nos locais correspondentes para se ter acesso as informações disponíveis.

CONSULTAR O PIS 2019

É possível consultar o PIS pelo telefone de forma gratuita, através do número 0800 726 0207. O atendimento é realizado de segunda à sexta, no horário das 08h às 22h, e aos sábados o atendimento é feito das 10h às 16h.

Pode ser feita também a consulta de outros benefícios sociais através deste telefone, como o Bolsa Atleta, Cartão Cidadão, Bolsa Família e o FGTS.

Como saber o número do PIS

É fundamental que o trabalhador saiba o número de seu PIS, pois só assim é possível adquirir o dinheiro que lhe é garantido pela lei. Há algumas maneiras possíveis de consultar o número do PIS. São eles:

CONSULTAR O PIS 2019

 


Pela internet: Para consultar o número do PIS pela internet, basta acessar o site. Após abrir página, clique em ‘inscrição’, no canto superior esquerdo, e depois em ‘filiado’.

Preencha seus dados, e após clicar em continuar, abrirá uma nova página, e o número estará numa tarja vermelha localizada em cima dos ‘dados básicos’.


Na própria carteira de trabalho: O número consta no verso ou ainda em sua última folha.


Cartão cidadão: Também é possível saber o número do PIS impresso no Cartão Cidadão, emitido pela Caixa Econômica Federal.


Cartão do Bolsa Família: Para quem recebe o benefício do Bolsa Família, é possível consultar o número do PIS impresso no cartão.


Vale lembrar que o NIS (Número de Inscrição Social) é também uma forma de se referir ao número do PIS. Ao se aproximar do prazo de saque, o trabalhador beneficiado, com seu documento de identificação com foto, cartão cidadão e senha em mãos, deve comparecer à uma agência da Caixa Econômica Federal para receber o PIS.

Agora você já sabe que o PIS é um benefício ao trabalhador, e que deve ser aproveitado quando possível, afinal ao emitir a carteira de trabalho e iniciar uma atividade remunerada com registro em carteira, a empresa já deve fazer seu cadastro no programa.


Consultar o PIS Abono

Se você é um dos interessados em saber quem tem direito ao Abono Salarial Pis Pasep 2018-2019, fica aqui que mais abaixo vamos explicar tudo. Para começar, o calendário já foi definido na última semana de agora de 2018, pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). Segundo o Conselho, a estimativa da pasta é de que sejam direcionados cerca de R$ 18,1 bilhões a 23,5 milhões de trabalhadores.

Ainda de acordo com o calendário, os trabalhadores da iniciativa privada, que se encontram vinculados ao PIS, vão receber o benefício do mesmo de acordo com o mês de nascimento. Os que fizeram aniversário de julho a dezembro de 2018, terão o benefício disponível ainda no ano vigente de 2018. Já quem nasceu entre janeiro e junho de 2019, poderão realizar os saques em 2019. Confira a tabela para entender melhor o calendário:

Consultar o PIS 2019

Para quem é funcionário público, as datas seguem o final da inscrição no programa Pasep. Quem tem final de zero a quatro, por exemplo, teve dinheiro disponível até novembro de 2018. Já os quem possuem o final de 5 a 9 sacam a partir de janeiro de 2019. Em qualquer situação, o dinheiro ficará à disposição do trabalhador até 28 de junho de 2019, que é o prazo final para o recebimento.

Mas afinal, quem tem direito de sacar? Então, o PIS é sacado na Caixa e o Pasep no Banco do Brasil. Quem for correntista em um destes bancos terão o benefício creditado na própria conta. O valor do beneficio que cada trabalhador tem para receber é totalmente proporcional ao número de meses trabalhados no ano anterior.

Para ficar mais claro, possuem direito ao abono salarial quem trabalhou com carteira assinada ou formalmente por pelo menos um mês em 2017 com remuneração média de até dois salários mínimos. Além disso, é preciso também estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Guarde bem as orientações indicadas neste artigo, afinal o número do PIS serve para receber todas as contribuições sociais, como o seguro desemprego, abono salarial, FGTS e cadastro nos programas do governo.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido todas as suas dúvidas com relação de como consultar o PIS 2019 e caso haja ainda alguma dúvida, estamos à disposição para ajudá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *