CADASTRO DO PIS 2019 → Cadastrar pela Internet e Presencialmente

O cadastro do PIS 2019 é obrigatório a todos os funcionários do setor privado, visto que os trabalhadores não podem atuar na irregularidade e devem estar registrados dentro do regime CLT, assim você consegue o primeiro passo para fazer o cadastramento.

O PIS 2019 foi criado como uma forma de manter a empresa com os pagamentos em dia, referentes ao seguro desemprego, abono salarial e FGTS. Benefícios esses concedidos ao trabalhador que exerce qualquer função em determinado período de tempo.

Nesse texto vamos mostrar a você como deve ser feito o cadastro PIS, como cadastrar uma senha e por fim mostrar as vantagens que o uso do cartão cidadão oferece, além de ensinar como fazer a solicitação desse cartão. Veja agora como se cadastrar.

Cadastro do PIS 2019

Todos os anos, milhares de trabalhadores brasileiros se cadastram no Programa de Integração Social (PIS), da Caixa Econômica Federal. Portanto, se você ainda não é cadastrado ou até mesmo não sabe qual o procedimento deve ser feito, este tópico será de uma grande ajuda.

Para efetuar o cadastro do PIS existem duas formas, a online e a presencial, você é quem escolhe a melhor forma.

CADASTRO DO PIS 2019

A maneira online é a mais rápida e prática, afinal, você não precisará se deslocar de sua residência até uma agência da Caixa. Porém é um processo que ainda gera algumas dúvidas, pelo fato de não possuir um suporte e/ou pessoa que auxilie o procedimento como o presencial, vamos ver como funciona a opção do cadastro PIS 2019 online:


Cadastro PIS pela Internet

Passo 01. Ao acessar o site da Caixa Econômica Federal você fornece os dados solicitados, nome da mãe, data de nascimento, CPF, o seu nome completo e data do seu nascimento.


Passo 02. Feito isso você cria uma senha para que tenha acesso a todos os serviços referentes ao cadastro do PIS. Essa senha deve seguir alguns critérios de segurança que será informado automaticamente pelo site enquanto estiver efetuando o cadastro.


Consultas de saldo de FGTS, PIS, abono, seguro desemprego, inscrição em programas sociais, tudo isso é permitido dentro do site, acessando o seu sistema pessoal (com login e senha). São essas facilidades que estamos citando.

Estudantes que desejam inscrever-se em programas sociais como o PROUNI ou FIES devem estar com o cadastro do PIS em dia.

Bolsa família, programa minha casa, minha vida são outros benefícios sociais que o governo concede aos trabalhadores cadastrados no PIS.


Cadastro PIS pela Agência Caixa

A segunda alternativa é optar pelo cadastro presencial, comparecendo a uma agência da Caixa Econômica Federal, levando a documentação solicitada e efetivando o seu cadastro do PIS.

Será gerado um cartão, chamado cartão cidadão. Com esse cartão é possível realizar todos os procedimentos descritos anteriormente para o cadastro online. Você consegue consultar o saldo e fazer saques nas lotéricas e nos caixas eletrônicos disponíveis perto de você.


Cadastrar senha do PIS 2019

O saldo PIS não é cumulativo e muito menos possui rendimentos mensais e/ou anuais, portanto sempre que possuir um saldo solicite o saque imediatamente.

Para criar a senha no cadastro PIS é necessário realizar alguns procedimentos e para ajuda-ló inserimos um passo a passo abaixo que irá facilitar sua vida, confira:

CADASTRO DO PIS 2019


Passo 01. Acesse o site da Caixa através do endereço: www.caixa.gov.br;


Passo 02. Procure pela aba para cadastro do PIS, informar o número do PIS, clique em cadastrar senha, leia o regulamento para saber as regras do cadastro e aceite (caso concorde com as instruções),


Passo 03. Finalize o cadastro preenchendo todos os dados pessoais restantes, crie a senha e confirme. A senha deve conter 8 dígitos e seguir um padrão de segurança oferecido pelo site no momento do cadastro.


Passo 04. Ao finalizar e clicar em concluir, você receberá uma notificação por e-mail informando que o cadastro foi efetuado com sucesso.


Seguindo os passos acima, com certeza você conseguirá cadastrar a senha de seu PIS sem maiores problemas. Caso algo tenha dado errado, confira novamente se os dados preenchidos estão devidamente corretos. Se sim, corrija-o e prossiga com as etapas.

Se você já possui o cartão cidadão também é preciso criar uma senha, comparecendo até uma agência da Caixa, basta levar o seu cartão cidadão, junto com um documento de identificação e peça para fazer a senha do seu cartão cidadão.

Cartão Cidadão do PIS

O cartão cidadão só é possível ser solicitado pelas pessoas que possuem algum rendimento de beneficio social pago pela Caixa, ao contrário não será possível solicitar o cartão cidadão.

CADASTRO DO PIS 2019

Você precisa estar inscrito no PIS também para que consiga solicitar esse cartão. Os benefícios citados são seguro desemprego, abono salarial, PIS, FGTS, os mais comuns. Você pode tanto consultar os saldos, quanto efetivar os saques.

Caso apresente alguns desses benefícios para receber, após efetuar a consulta pelo número do PIS, você deve solicitar o cartão cidadão através do telefone ou comparecendo a uma agência da Caixa Econômica Federal.

Para que o seu atendimento, pelo telefone ou presencial, seja efetivado com mais agilidade esteja com o cadastro PIS em ordem e apresente o número ao ser solicitado.

Como consultar o saldo do PIS

Como vimos, a Caixa Econômica Federal é a responsável por administrar as contas do PIS vinculadas aos trabalhadores do setor privado. E uma dúvida que muitos destes cidadãos têm em comum, é a de como consultar o saldo de seu benefício.

Assim como muitos procedimentos que fazemos hoje em dia, esta consulta pode ser realizada diretamente no site da própria Caixa (www.caixa.gov.br/cotapis). Mas para isto, será necessário estar com o número do NIS ou do CPF em mãos, estes que podem ser encontrados nos seguintes documentos:

  • Cartão do Cidadão;
  • Anotações gerais de Carteira de Trabalho antiga;
  • Página de identificação da nova Carteira de Trabalho;
  • Extrato do seu FGTS impresso.

Caso encontre qualquer problema relacionado ao saldo de seu PIS, entre em contato com a Caixa Econômica Federal através do número (0800 726 0101), ou se preferir, dirija-se até à Unidade mais próxima de sua casa. Lembre-se de apresentar os devidos documentos que comprovem a sua inscrição no Programa de Integração Social!


Agora você já sabe como cadastrar o PIS, solicitar senha e o cartão cidadão. Com todos esses itens conhecidos agora nesse texto você já pode fazer a consulta do seu saldo PIS e consequentemente solicitar o saque dos valores disponíveis.

Basta que siga as nossas dicas para poder conseguir realizar os procedimentos corretamente. Caso tenha ficado com qualquer tipo de dúvida relacionada ao cadastro do PIS 2019, deixe o seu comentário agora mesmo para que possamos esclarece-lo o mais breve possível.

E não esqueça também de compartilhar este artigo com um conhecido que também deseje se informar mais a respeito do assunto. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *